terça-feira, 11 de julho de 2017

Pudim de queijo da Hilda

Minha mãe fazia muito esse pudim. Especialmente porque era o preferido do meu pai. Eu tinha feito só uma vez, há muitos anos. Meu filhos não curtiram muito, estranharam a mistura (tão delicada) de doce com salgado. Felizmente apesar de só ter sido uma
vez, guardei a receita que miunha mãe me deu em detalhes e eu registrei à la louca. Mas guardei. É simplesmente maravilhoso! E esse aí, apesar de não ter ficado muito bonito pq fiz bem pouco caramelo (de que não gosto muito), ficou perfeito. Mais que perfeito. às vezes mais firme ou mais mole, ele sempre dá certo, sempre fica bom! Mas esse ficou bem como gosto, meio cremosinho, sabe? Vou ter que azeitar a bicicleta ergométrica...
Pudim de queijo - receita: - 5 ovos: Bate as claras e depois acrescenta as gemas Depois vai acrescentando: - 3 x de açúcar (das antigas, xícara pequena) - 10 colheres de queijo ralado (um pacotinho de 50 g) - 1 copo de leite (como a receita é antiga deve ser "copo americano (eu botei uns 110 ml) - 2 col de sopa rasas de farinha de trigo peneiradas Assar em forma caramelizada com açúcar queimado com gotas de limão - em banho maria no forno ou numa panela de pudim. Eu não anotei o tempo, pesquisei no google e muitas receitas falavam em 20 minutos. O meu nesse tempo tava totalmente cru. deixei uns 45 min. O que funcionou foi uma dica que li de enfiar uma faca, se sair limpa tá pronto. Outra dica que li é colocar papel toalha ou manteiga entre a forma e a tampa da panela (para não cairem no pudim as gotas do vapor condensado). Eu não tinha papel, então usei um guradanapo de prato e deu certo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Maçãs assadas com melado e canela

Comprei um saco de maçãs no sacolão ("Direto do campo" aqui em Florianópolis) - estavam baratas e meio feiosas. Queria fazer um doce de maçã que não fosse muito doce. Pensei em fazer na panela, tinha até uma receita de maçã assada na panela de pressão (oi?! maçã cozida, né?!) Mas não queria aquele moooonte de calda em volta da maçã! Aí resolvi "estudar" uma coisa meio assada / meio com calda (pouca). E eu quera usar um melado que comprei (1 litro!!!) e não sei o que fazer com ele!. Não achei nenhuma receita que usasse as duas coisas (maçã e melado). Então meio que me inspirei nessa aqui: 1) cortei as maçãs em fatias grossas, descarocei - fui jogando tudo numa bacia com água e vinagre para não pretear. Não me pergunte quantas eram, fui cortando fora os pedaços feios e batidos e no fim ficou meia bacia dessas de batedeira) 2) Escorri a água com vinagre e acrescentei às maçãs cortadas cerca de 1/2 xícara de melado, pedaços de nozes (dispensável, mas eu tinha em casa e tava afim de maçã com nozes!), canela em pó a gosto (cerca de meia colher de sopa) e alguns cravinhos da índia (bobagem, me arrependi, coisa chata ficar tirando da boca depois. E nem dá gosto da forma como resolvi fazer, com pouca calda e no forno. Além disso só a canela já é perfeita para a maçã. Na próxima vez que fizer será sem cravo. Mas se usar, melhor cravo em pó, moído.) 3) misturei tudo de forma a envolver bem as maçãs no melado (mas ele escorre e fica um pouco no fundo. 4) joguei tudo numa forma em que elas ficassem bem apertadas umas nas outras e o melado não se espalhasse demais 5) Deixei , forno (alto) até me esquecer (cerca de meia hora). Esse foi o problema! as nozes que ficaram mais para cima das maçãs quase queimaram! O melado quase secou no fundo da forma - tem que ficar esperto, se eu tivesse deixado mais teria queimado e não ficaria bom! Do jeito que ficou, achei uma delícia! http://www.projetomestrecuca.com.br/receitas/maca-assada-com-especiarias/

sábado, 23 de julho de 2016

Torta misturada de maçã

Estava com muita vontade de comer o strudell da minha mãe. Comi um outro dia em Canela (RS) mas a massa, apesar de fina, era mole e não tinha nozes. Mas jamais terei competência pra fazer aquela massa transparente e quebradiça (e trabalhosa) que minha mãe fazia. Então pensei em fazer umas tortinhas como essa "Apple HAND PIES" aqui http://www.smells-like-home.com/2009/10/apple-hand-pies/ . Ou seja: fazer com a massa totalmente diferente mas com o recheio com o gosto do que a mãe fazia. Não tinha as medidas então fiz a mistura nas proporçõs "a gosto": Duas maçãs grandinhas (era a quantidade que eu tinha em casa, mas nem teria dado para mais quantidade dentro da receita de massa que usei) descascadas e picadas, canela em pó, açúcar mascavo, nozes picadas e passas de uva. Da massa das tortinhas de mmaçã "de mão", eu gostei da pegada amanteigada e da idéia de fazer dobradinha, mas acabei achando chata aquela nóia da manteiga super gelada. Sei lá, fiquei com medo de não dar certo! Aí fiz essa do youtube "Massa para torta mais fácil do mundo. (massa coringa)". https://www.youtube.com/watch?v=S1djX_IgiRQ O video é chato de assistir muitas vezes porque é pouco objetivo, muita conversa, então fiz o "resumão" para ir acompanhando ao fazer a receita: 1 xicara/caneca de trigo 1 ovo + 1 gema, 3 col s açúcar (a receita original é refinado, mas usei mascavo), 3 col (50 g) manteiga - temperatura ambiente, 1/2 col fermento em pó. Amassa com a mão até incorporar tudo e ficar uma massa lisa e bem maleável (olha lá no vídeo). Espalha na forma (fundo e lateral faz furos com o garfo. põe para assar, depois recheia. (na que eu fiz ja foi pro forno recheada e deu super certo também)
Aí na hora de "montar", deu preguiça de fazer várias tortinhas ("de mão") pequeninhas, então fiz daquele mesmo formato (tipo calzone), mas uma só. Grandona. Acho que tinha que ter feito aqueles cortes da torta da vovó Donalda... porque ela se "rasgou". Ainda assim achei interessante, tipo "rústico". Eu queria ter açúcar de confeiteiro para polvilhar em cima. Mas não tem! Então é isso: é o que tem pra hoje... Atualização: A "massa básica coringa da moça do outube é mesmo um espetáculo! e combinou arrasadoramente com o recheio de apfelstrudel da minha mãe! Arrasadoramente, não: Perigosamente! A torta com essa misturada de receitas e improvisos focou simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA!!!!

sábado, 9 de julho de 2016

Quiche preguiçosa de brocolis, cebola, queijo

Perguiça de fazer massa? vai com pão mesmo! Essa é pra tag "culinária feminista"! Rapidinho e bom demais!
é pra que gosta de coisa integral. e de "mato" com gosto de mato - brocolis al dente com gosto de brocolis, e cebola com gosto só de cebola! (mas tb dá pra fazer com pão branco.) Cobre o fundo e as laterais da forma escolhida com pão (não untei nem fiz nada com o pão nem forma. O negócio é facilitar) Recheio: 1 cx creme de leite. - Mas normalmente uso é iogurte e leite mesmo. Até prefiro com iogurte! 3 ovos (normalmente uso 4 mas, como era uma forma pequena...) cheiro verde sal Bate tudo com um fué. Se a forma for grandona, dobra a mistura, ou põe só mais um pouco de leite e um ovo se a forma for só um pouco maior)
acrescenta ao recheio: 1/2 cebola cortadas grandes (rodelas meia lua ou tiras, ou como preferir) 1/2 brocolis chinês picadinho Azeitona queijo minas picado *hoje tudo meio pq não queria fazer muito e peguei uma forma pequena.
antes do queijo, hora do lambuzo: aperta tudo com a palma da mão, pra acomodar bem os s´ølidos no líquido. Não tem problema os legumes ficarem um pouco pra fora pq o ovo faz a mistura crescer e acaba envolvendo tudo. E o pão pra fora é a melhor parte: crocante e delicioso! minas e parmesão *Nunca ponho parmesão. Foi só pq hj eu tinha esse bonitão * esqueci de por o minas misturado, então botei depois. às vezes uso ricota amassada. * às vezes faço só de cebola (sempre com um quijo branco), às vezes s´ø com cheiro verde e azeitonas. -Na maior parte das vezes faço com massa normal de farinha branca e/ou integral/ e/ou aveia.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Um pão para Helena

Quem mandou ter preguiça de sair para comprar pão? Queria a receita de pãozinho de minuto da minha mãe. Para fazer para minha filha. E só tinha um ovo aqui! Aí achei esta: http://familiaroyal.com.br/receitas/982-pao_caseiro_com_fermento_em_po_royal . Fiz meia receita e quebrou bem o galho. E não é que o gostinho era bem parecido com os pãezinhos que a mãe fazia quando também se apertava? PÃO CASEIRO COM FERMENTO EM PÓ ROYAL Ingredientes 5 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de fermento em pó 1 colher (sobremesa) de sal 3 colheres (sopa) de margarina amolecida 2 ovos 1 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de queijo ralado (opcional) 2 colheres (sopa) de cebolinha picadinha (opcional) Modo de Preparo Coloque a farinha, o fermento e o sal em uma vasilha e misture Junte a margarina e continue a misturar bem Bata os ovos no leite, junte à mistura e mexa bem Deve ficar homogênea e lisa Se optar por usar o queijo e a cebolinha, misture à massa Enrole os pães da maneira que preferir e coloque para assar em forma untada com óleo por 40 minutos em forno a 250° (médio) Sirva morno ou frio Informaçães Adicionais Obs.: Essa massa pode ser usada para fazer pães recheados com salsicha, queijo e presunto, hambúrguer com tomate e queijo ou o recheio de sua preferência. O primeiro pão a gente nunca esquece? Na dúvida, o registro das fotos ruins:

torta de ricota e espinafre

Já fiz várias vezes. E é o máximo! Já fiz de vagem em vez de espinafre, pq descongelei a coisa errada. Adoraram!Mas já fiz igualzinha a receita também. Esta é de espinafre e vagem, pq meus filhos gostam mais de vagem que de espinafre. A receita veio daqui: http://cybercook.com.br/receita-de-torta-de-espinafre-r-13-12565.html?origem=email_receitadodia Ingredientes 1 colher(es) (chá) de azeite de oliva 1/2 xícara(s) (chá) de cebola picada(s) 1 1/2 xícara(s) (chá) de espinafre cozido(s) e picado(s) 2 unidade(s) de ovo 1 1/2 xícara(s) (chá) de ricota 2 colher(es) (chá) de farinha de trigo quanto baste de sal quanto baste de noz-moscada ralada(s) quanto baste de pimenta-do-reino branca quanto baste de páprica doce Como fazer Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, junte o espinafre e cozinhe rapidamente. Reserve. Em uma tigela, bata os ovos, junte a ricota e a farinha. Tempere com sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Adicione o espinafre refogado e misture bem. Unteum refratário com margarina e coloque nele a mistura. Espalhe a páprica por cima e leve ao forno médio por 30 minutos, ou até ficar assada. * Não botei nada de páprica, nem noz-moscada e pimenta. Só sal. E fica delicioso! Usei foi um pouco de parmesão misturado na receita e outro pouco polvilhado por cima

sábado, 10 de janeiro de 2015

liiquidificador, mixer ou processador? eis a questão!

O Angeloni acaba de entregar! O liquidificador queimou na semana passada (acho que foram os sorvetes de banana da Helena!. Acho que esqueci de dizer que não se pode ficar horas batendo o mixer! Tem que deixar esfriar o motor qdo esquenta!) Na verdade, em quase 30 anos de casa, nunca comprei um liquidificador. Desde que sou "dona de casa só uso mixer. Já tive 3, os dois últimos com mini processador de alimentos. muito mais prático, inclusive para limpar! Este vem com a opção liquidificador - com dois andares de lâminas!!!! Apaixonei! A Helena inaugurou com suco de polpa de abacaxi congelada. Este tem motor 400 W. o falecido, tadinho, só 200! Quem me conhece sabe que não sou do tipo consumista. Minha casa é toda velharias. Mas, como gosto de conversar e "receber" cozinhando, é comum as pessoas, que entram na minha cozinha dizerem "A Flávia é toda equipada". "é cheia de gadgets"... Não acho tanto, mas gosto que me enrosco dessas coisas que já foram símbolos de "opressão" da mulher, mas para mim são parte fundamental do que eu gosto de brincar chamando de "culinária feminista"! Pra quê jogar a sopa aos bocados no liquidificador se vc pode simplesmente enfiar o mixer direto dentro da panela quente mesmo? (e o deste é de metal: perfeito!Já tive um que derreteu...) Não, não estão me pagando nada pela propaganda. é só euforia e troca com a galera das panelas e assemelhados! Se tiver algum defeito ou decepção eu conto depois. (bem depois... tive: tá lá embaixo, no final- nota de uma ano após) Ah: vou pagar em 8 vezes de 21 reais no cartão. Sem juros. Comprei pela internet e recebi em casa em 1 ou 2 dias, sem pagar frete. Notícias do front (primeiras impressões - 12 de janeiro): - o fio é irritantemente curto - como diz no manual, as lâminas são muito afiadas. Me cortei lavando (corte pequeno, mas tá doendo) - a tampa do copo é um saco de abrir... mas talvez eu pegue jeito - funciona que é uma beleza! (triturei nozes, bati um pudim, e fizemos o temível sorvete de banana) Notícias do front um ano depois (27 de dezembro) Decobrimos problemas chatos com a questão "higienização". Já tinha notado umas "nervuras" uns relevos internos no liquidificador onde costumam grudar coisas mais pastosas. Você passa a esponja displiscente e a coisa fica grudada. Tem que fazer com dedicação aí sai. Melhor se não tivesse. Mas ruim mesmo é uma coisa que minha filha descobriu logo de início: a haste que prende as lâminas é oca, e pra lá entra todo o tipo de coisa que vc bate e não tem como abrir pra limpar. E aquilo fica escorrendo aos poucos. Um nojo! Resultado: passamos o ano sem usar as lâminas! melhor seria ter comprado um mixer, pois é o que realmente usamos... :/ sorry