quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Escondidinho cremoso de frango

Queria fazer um escondidinho de frango com mandioca. Procurei e vi várias na internet, com pequenas variações de uma para a outra. Optei por uma versão brasileira Herbert Flávia Richers mais inspirada num "escondidinho cremoso". 
Tinha uma mandioca congelada e já tinha cozido mais cedo na pressão.  Deixei tudo preparado para a montar hj. Olha, caprichei: Escondidinho! (mandioca e frango). E o frango cozinhei na água da mandioca e foi desfiado na panela de pressão (by Dani). 

O meu já tinha esfriado, mas acho que vale a dica de esmagar a mandioca ainda quentinha. Depois (aqui no caso foi no outro dia) esquentei no micro coloquei manteiga (tipo uma colher, vale fazer a gosto), sal, aí coloquei cerca de meia caixinha de creme de leite e uma gema (\o/ grande idéia: mas não fiz como a única receita que tinha essa idéia e que cozinhava tudo mexendo no fogo. Botei na mandioca morna com o creme de leite frio, mexi bem, e deixei que cozinhasse quando estivesse no forno ;) ). Reserve.
Cozinhei um Kg de peito na pressão com 2 tabletes de caldo de legumes. Chamei o Dani na hora de chacoalhar a panela como no video do youtube. Deu incrivelmente certo! (pero hay que ser hombre!) 
Aí refoguei cebola no azeite (não tinha alho) e depois a carne, temperei com orégano e fui jogando metade do caldo do frango (a outra metade tá no freezer), azeitonas picadinhas, purê de tomate (acho que foi toda uma caixinha). No outro dia, quando fui montar, aqueci novamente e joguei salsa e cebolinha picadinha. Ficou bem desfiado, e bem úmido, suculento.

Montagem:
Joguei o frango no fundo do prato (limpo, sem nada, sem untar e sem aquela camada de purê embaixo que vira uma misturada: é "escondidinho" não é "torta" nem  "Madalena de frango"). Após consultar o (gosto do) Danilo, coloquei umas colheres de requeijão sobre o recheio de frango e os pedaços de uma única fatia de queijo prato. Depois fiz outra camada com todo o purê de mandioca ("escondendo" totalmente o frango). Polvilhei queijo parmesão ralado e foi para o forno convencional previamente aquecido. não cuidei o tempo. A idéia era deixar até dourar, mas a torcida não aquentou esperar. Foi para a mesa borbulhante, fervente, mas não chegou a dourar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário