Minha mãe fazia esse suflê aos domingos. Não não sempre e não desde sempre. É uma lembrança de juventude. Não de infância.
É um suflê abaianado. Não sei de onde ela tirou essa receita. Provavelmente de alguma revista, ou propaganda de leite de coco...
Esse é um tipo de receita que não tenho escrita, nem sei as medidas. Sei de memória do paladar. Esqueci de fotografar tudo, mas vamos ao passo a passo.
Refoguei uma cebola picadinha com um pouquinho de alho. Acrescentei 1/2 kg de siri. Temperei com sal, salsinha e cebolinha, manjerona, louro.
Depois acrescentei uma lata de tomate pelado (os tomates frescos estavam horríveis no supermercado!). Depois usei 2 vidros de leite de coco de 200 g (quem não gostar tanto pode usar só um). O Segundo vidro eu coloquei inicialmente só a metade. Achei que estava ficando muito líquido então reservei a outra metade, que misturei com uma colher de maizena e acrescentei à panela, mexendo para engrossar. Depois, coloquei o óleo de dendê (esse é para usar conforme o gosto do freguês. Ponha uma colher de sopa, prove e vá acertando a sua dose). Desliguei o fogo e misturei cerca de uma xícara de castanha de caju moída (não tinha aquela já miudinha e eu passei no processador deixando meio padaçuda)
Aí separei 3 gemas e 3 claras e bati estas em neve. As gemas eu misturei ao siri na panela e depois as claras em neve "delicadamente".
Aí passei para um prato bem bonito, cobri com farinha de rosca e depois queijo ralado (aquele chinelão de saquinho mesmo).
Pronto! Até quem não gosta de suflê gostou! Neste domingo, estive inspirada! como minha mãe...
Culpa da peixaria, que não tinha os peixes que eu queria - mas tinha siri! :D
terça-feira, 17 de junho de 2014
segunda-feira, 9 de junho de 2014
gengibre sempre à mão na cozinha
Adoro gengibre.
Mas era assim, comprava um, usava um pouco e guardava o resto para outro dia. Aí quando, num belo dia, queria de novo, encontrava ele todo murcho e inutilizável.
Cheguei a tentar uma coisa bem simpática que é plantar num vaso. A planta cresce, não é bonita, e o gengibrinho lá dentro fica muito mirradinho. Fresco, mas mirradinho (dá pra ver nas fotos). Aí, desenterrava, mas tinha que usar com parcimônia, coisa que não é muito a minha cara. Até que, quando fui para os NY, para o casamento da minha filha e me hospedei na casa da sogra dela, aprendi essa: gengibre a gente guarda no congelador! E rala ele assim mesmo, congelado: é perfeito. Ainda mais que eu já tinha aprendido com a Dadá da Bahia que "gengibre a gente não descasca" pois "toda a força do gengibre está na casca". E a gente não quer ficar sem a "força" do gengibre! É ou não é?
Mas era assim, comprava um, usava um pouco e guardava o resto para outro dia. Aí quando, num belo dia, queria de novo, encontrava ele todo murcho e inutilizável.
Cheguei a tentar uma coisa bem simpática que é plantar num vaso. A planta cresce, não é bonita, e o gengibrinho lá dentro fica muito mirradinho. Fresco, mas mirradinho (dá pra ver nas fotos). Aí, desenterrava, mas tinha que usar com parcimônia, coisa que não é muito a minha cara. Até que, quando fui para os NY, para o casamento da minha filha e me hospedei na casa da sogra dela, aprendi essa: gengibre a gente guarda no congelador! E rala ele assim mesmo, congelado: é perfeito. Ainda mais que eu já tinha aprendido com a Dadá da Bahia que "gengibre a gente não descasca" pois "toda a força do gengibre está na casca". E a gente não quer ficar sem a "força" do gengibre! É ou não é?
sábado, 7 de junho de 2014
Camarão com gengibre e laranja
Queria fazer um camarão achinesado. com shoyu, tomate, gengibre e laranja. Procurei no google e não achei nada. Misturei receitas, inventei, saiu essa coisa divina. Merecedora de um blog para ficar na rede e para a posteridade.
Abaixo, as fotos ruins e a receita maravilhosa.
1º marinar o camarão com um pouquinho de sal (só pra pegar um pouco o gosto, pois vai shoyo no preparo posterior), alho picado (usei pasta pronta) e suco de 1/2 limão. Enquanto isso...
2º cortar a cebola (uma média) em meias rodelas +/- finas
2º cortar a cebola (uma média) em meias rodelas +/- finas
3º dourar a cebola em azeite
4º jogar o camarão (no caso, um pouco mais que 500gr)
5º enquanto doura, mexer e ir acrescentando:
6º gengibre ralado a gosto,
7º shoyu (à vontade, ir provando o sal)
6º gengibre ralado a gosto,
7º shoyu (à vontade, ir provando o sal)
8º ketchup a gosto (da próxima vez vou experimentar usar tomate pelado)
9º quando atingir o ponto de cozimento do camarão (rosado e macio), adicionar uma colher de sobremesa de amido de milho dissolvido no suco de meia laranja. mexa.
10º salsa e cebolinha picada.
Et voila!
Confessa os pecados e solta os cachorros!
versão do dia 17/08/14: Camarão tailandês
Acrescentei ao suco de laranja uma colher de mel e um pouco de curry tailandês (não confundir com o Curry indiano! Se não tiver o tailandês, coloca alguma pimentinha pq o indiano "é outra onda". Aí as fotinhos do de hj:
Confessa os pecados e solta os cachorros!
versão do dia 17/08/14: Camarão tailandês
Acrescentei ao suco de laranja uma colher de mel e um pouco de curry tailandês (não confundir com o Curry indiano! Se não tiver o tailandês, coloca alguma pimentinha pq o indiano "é outra onda". Aí as fotinhos do de hj:
chaleira no fogo - abrindo os trabalhos
Tá. Resolvi criar um blog para registrar aquelas receitas e dicas de culinária que funcionaram e a gente teme perder. Vinha tentando fazer isso no FB, mas depois de uns 5 anos juntando fotos e anotações por lá, fico horas procurando algo que fiz e quero me lembrar exatamente como. Levo um tempão para encontrar uma coisa num álbum que tenho lá com fotos, conversas e anotações de cozinha. No pinterest, é fácil "alfinetar" qualquer coisa que anda pela web, mas tb acaba tudo misturado. E, como eu disse pro meu filho hoje, depois eu morro e vcs não sabem mais como "a mãe fazia aquilo" - como eu com a sopa de cenoura da minha avó. Registros: parece que mantenho algumas manias de historiadora - ou de etnógrafa-dona-de-casa.
Aqui tem as tags que espero que me ajudem a achar mais fácil as coisas. E compartilhar. Vamos ver se aos poucos vou passando para cá também as coisas que tenho amontoadas lá no Fb e nas gavetas, armários e papeluchos...
Provavelmente vai ser bagunçado e inconstante como tudo na minha vida, mas não custa tentar, né?
Cozinha a dentro, sem segredo. Os segredos todos de dentro para fora...
Assinar:
Comentários (Atom)




















